No mês de Agosto de 2013 a Junta Presbiterial de Missões do Presbitério do Tocantins (JPM/PSTN) completou 10 anos de existência, isto é, contando com a data de sua criação em Agosto de 2003.
É bem certo que o inicio do exercício efetivo da JPM/PSTN, deu-se em Janeiro de 2004, mas em 09 Agosto de 2003 foi um marco histórico, pois ali nasceu a 1ª Junta Missionária dos concílios da IPB no Tocantins.
Todo início há muita euforia e expectativas, mas pela providência de Deus, todos os membros da 1ª Diretoria tinha experiências em campos missionários e plantações de igrejas e sabiam que grandes desafios surgiriam no decorrer dos anos.
O primeiro grande desafio foi assumir nove campos da JMN/IPB os quais são transferidos para o Presbitério do Tocantins (PSTN) em uma parceria financeira por um período inicial de três anos: Alvorada, Lagoa da Confusão, Cristalândia, Dianópolis, Taguatinga, Miracema, Guaraí, Goianorte e Araguatins.
Somando a esse campos a JPM assume a congregação presbiterial de Porto Nacional, congregação da 305 Norte (parceria com a IPB Central de Palmas), congregação de Colméia (pareceria com a IPB de Colinas).
No mesmo ano inicia a plantação de novos campos missionários em Ananás e Gurupi, este último em parceria com a 1ª IPB de Gurupi.
A JPM nasce com este grande desafio de administrar 14 campos missionários.
Outros desafios foram somados no decorrer desses 10 anos de existência e o maior deles foi administrar os recursos financeiros que iam sofrendo fatores redutores a cada ano.
A JPM/PSTN sempre contou com parcerias fortes: Junta de Missões Nacionais (JMN/IPB – desde 2004), Presbitério do Tocantins – PSTN (desde 2004), Igrejas locais do Sínodo do Tocantins, Igrejas de outros estados.
Com forte visão missionária o Presbitério do Tocantins (PSTN) nestes últimos anos, plantou, consolidou, revitalizou e organizou várias igrejas a tal ponto que foi possível o seu desdobramento com a criação de dois novos presbitérios e o Sínodo do Tocantins.
O Sínodo do Tocantins já nasceu missionário e os três presbitérios que o forma (PSTS = Sul, PNTO = Norte e o PSTN = Tocantins) as Igrejas e Campos Missionários também tem forte visão missionária e continua plantando novas Igrejas.
A Junta Presbiteral de Missões (JPM/PST) se transformou em Junta Sinodal de Missões (JSM/STO) dando continuidade abra missionária em todo estado do Tocantins.
Em sua última reunião ordinária em Julho deste ano (2013) o Sínodo do Tocantins decidiu por encerrar as atividades da Junta Sinodal de Missões e estimular os três presbitério da sua jurisdição a criar Juntas Presbiteriais de Missões para avançar a obra missionária em três frentes distintas.
Submissos a soberania de Deus, cremos que nos próximos 10 anos, teremos mais de dez novas igrejas organizadas no Sínodo do Tocantins e a plantação de mais novas igrejas.
Nas atuais estatísticas da JSM/STO, todos os Municípios com mais de 13.000 habitantes já têm Igrejas Presbiterianas – o desafio é alcançar os outros municípios com menos habitantes. O desafio que temos pela frente é continuar plantando novas igrejas nos grandes centros e alcançar os outros 108 municípios restantes.
No dia 14 de Setembro de 2013 na 2ª Reunião
Extraordinária do Presbitério do Tocantins a JPM/PSTN é restabelecida para dar continuidade a rica
história missionária no estado do Tocantins, sendo eleita uma nova diretoria que exercerá suas funções plenas a partir de janeiro de 2014. Neste ínterim a diretoria da JSM/STO, que terá sua duração até o dia 31 de Dezembro de 2013, fará a transição e orientações necessárias as Juntas Missionárias dos Presbitérios do Sínodo do Tocantins.
A nova Diretoria da JPM/PSTN para o biênio de 2014/2015 é composta de dois pastores e dois presbíteros, tendo também um pastor e um presbitero na suplencia.
Diretores da JPM/PSTN (2014/2015): Rev. Laudemiro Pereira de Barros (Igreja Presbiteriana Jardim Aureny IV - Palmas-TO), Rev. Paulo de Tárcio Gonçalves Passos (Igreja Presbiteriana da 305 Norte - Palmas-TO), Presb. Marusan Antônio Baliza (Igreja Presbiteriana da 706 Sul - Palmas-TO), Presb. Pedro Amilto Aguiar Cruz (Igreja Presbiteriana da 305 Sul - Palmas-TO). Suplentes: Rev. Renato Abadio Romão (Igreja Presbiteriana Central - Palmas-TO), Presb. Fernando Gomes Pacheco (Igreja Presbiteriana Jardim Aureny IV - Palmas-TO).
“Erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa” (Jo.4:35), “A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” (Mt.9:37,38).
Soli Deo Glória
Rev.Laudemiro Pereira de Barros
Secretário de Missões do Sínodo do Tocantins
Nenhum comentário:
Postar um comentário